A videolaparoscopia é uma técnica cirúrgica, que não lesiona seu corpo como uma cirurgia tradicional. É um tipo de cirurgia que vem se aprimorando com o decorrer dos anos, graças ao enorme desenvolvimento tecnológico, podendo ser considerada como um dos maiores avanços da medicina moderna em termos de cirurgia. • Menos dor • Melhor pós-operatório • Menos cicatrizes e marcas corporais • Retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia e exercícios físicos • Menos tempo de internação • Entre muitas outras Dúvidas? Agende uma consulta
Quem pode fazer?
Teoricamente, todas as pessoas podem fazer uma videolaparoscopia, desde que encontrem-se em condições de saúde que suportem o procedimento. Essas condições são normalmente verificadas através de exame clínico prévio da paciente, como o feito a qualquer paciente que irá se submeter a uma cirurgia. A avaliação precisa de um profissional capacitado, vai minimizar os riscos da cirurgia e permitir um planejamento prévio para garantir o sucesso do diagnóstico e do tratamento. A técnica é contra-indicada para pacientes com instabilidade hemodinâmica, comorbidades pulmonares graves, cardiopatia severa e abdômen agudo obstrutivo entre outras.
A cirurgia laparoscópica oferece uma série de vantagens em relação à convencional:
1. Menos tempo de internação Por conta de um procedimento menos invasivo com menos sangramento e cortes menores, seu tempo de internação gira em torno de 24h.
2. Menos dor no pós-operatório A dor no pós-operatório é bem menor que nos procedimentos tradicionais. A atuação precisa apenas sobre a causa do problema, evita lesões a outros órgãos e tecidos. Analgésicos mais comuns e por vezes anti-inflamatórios controlam a dor de forma simples e eficiente.
3. Menos tempo de recuperação Devido a menor agressividade cirúrgica, a recuperação é mais rápida permitindo retorno às suas atividades diárias muito mais precocemente. De uma maneira geral, em 7 dias a maioria das pacientes encontram-se aptas a retornar ao trabalho e dirigir, ficando apenas contra-indicada `a prática de exercícios físicos até segunda ordem, o que ocorre em cerca de 21 dias para exercícios leves, variando um pouco de paciente para paciente.
4. Cicatrizes menores Com uma incisão dentro da cicatriz umbilical e incisões medindo cerca de meio centímetro, as cicatrizes com o passar do tempo ficam imperceptíveis na maioria dos casos.
5. Menor risco de infecção Com incisões menores, o risco de infecção de ferida operatória diminui muito, a higienização é simples e pode ser feita no banho apenas usando água e sabonete Converse com seu médico sobre a videolaparoscopia e considere essa opção para sua cirurgia!